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Esse é o roteiro que eu escrevi para o projeto Jaraguá em Curtas, organizado pela SCAR - Sociedade Cultural e Artística de Jaraguá do Sul em conjunto com a Design Editora, a qual publicou o livro "Jaraguá em Curtas - Roteiros Selecionados 2008".

Segue abaixo, na íntegra:

RETRATO DE UMA ANGÚSTIA ANALÓGICA


idéia e argumento
de Fernando de Almeida Cavalcanti

1. IDÉIA
Um garoto, cuja cabeça é uma câmera filmadora VHS, lida com o drama de um amor incompatível quando se apaixona por uma garota, cuja cabeça é uma câmera filmadora
DVD.

2. STORY LINE
O garoto com cabeça de câmera filmadora VHS se apaixona por uma garota com cabeça de
filmadora DVD, o qual busca fazer uma “cirurgia” para mudança de tecnologia, a fim de se tornar “compatível” com a garota. A tal cirurgia é realizada por um “médico”
(profissional que trabalha com conversão de fitas para DVD), que realiza a “operação”, permitindo assim que o garoto possa ficar com a garota.

3. ARGUMENTO
Pouco antes das férias de julho, Victor Hugo dos Santos Júnior, um garoto de 15
anos, filma uma colega de escola em sigilo. Ao vê-la passando com sua turma de amigos e alguns paparazzi, o mundo fica em câmera lenta. O filme dá a impressão de que Victor Hugo está interessado na garota em destaque, enquanto na verdade o interesse dele é por uma das paparazzi que a acompanham. Entre câmeras e microfones,
Denise Vitória Domingues se mistura e passa despercebida, mesmo tendo uma cabeça de
câmera filmadora com DVD.
Ao perceber uma incompatibilidade tecnológica entre VHS e DVD Victor Hugo recorre ao pai, buscando uma solução para o caso. Seu pai também se chama Victor Hugo dos Santos (sem o Júnior): um cara simples, com um jeitinho meio hippie. Sua cabeça
também é uma VHS, só que mais antiga e muito maior.
Victor Hugo dos Santos Júnior conta ao pai o drama pelo qual está passando. Com o estilo típico de um sessentista, o pai dá dicas ao filho e cita como exemplo de sucesso o seu próprio caso e o do avô. O problema é que seu pai é solteiro, não lembra nem quem é a mãe do garoto. Seu avô é um senhor de idade cuja cabeça é uma câmera fotográfica daquelas que ficam embaixo de um pano.
Enquanto o garoto escuta as histórias do pai, dá uma panorâmica na sala e encontra um
folder com um anúncio daqueles que convertem mídias de fitas VHS para DVD e decide fazer uma “cirurgia plástica” para converter sua cabeça filmadora VHS para uma cabeça
filmadora DVD, podendo assim tentar conquistar Denise Vitória Domingues. A cirurgia acontece e a imagem do filme fica muito melhor, com mais cores e nitidez. As aulas recomeçam e a expectativa para rever sua grande paixão é grande. Ela aparece como
no começo do filme e Victor Hugo se atrapalha, corre, sobe em bancos para conseguir um bom ângulo de filmagem, até que se abre um espaço na multidão. Enquanto os dois se aproximam o clima da cena se transforma de drama para romance, até que um “flare” na lente de Victor Hugo o faz acordar de um sonho. Victor Hugo dos Santos Júnior acorda deitado em sua cama, com o sol batendo em seu rosto e o pai gritando da
sala (anda logo, Júnior, chega de férias...). Victor então desliga seu despertador e descobre que foi tudo um sonho, influenciado por seu trabalho como cineasta amador.

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RETRATO DE UMA ANGÚSTIA ANALÓGICA


roteiro de
Fernando de Almeida Cavalcanti

1. PRAÇA – EXT. / DIA
Victor olha para o relógio (11h43) e para a escadaria do colégio onde estuda. Impaciente, olha para os lados e bate o pé no chão.

(V.O.)
Ô Victor, vamos nessa, cara..
VICTOR
Já vou, meu, pêra aí um pouco...
(V.O.)
Tá, cara, vem logo...
VICTOR (em OFF)
Que merda, tem que ser hoje, se eu não falar hoje só depois das férias... será que daria certo?

Ouve-se o sinal da escola e um grupo com câmeras segue uma garota que se destaca na
multidão.

(Zoom in) no grupo e na garota
VICTOR (Em OFF)
Tem que dar, tem que dar...

Uma câmera filmadora bloqueia a visão de Victor e ele não enxerga mais a garota. CLOSE em etiqueta da câmera onde lê-se a sigla DVD.

VICTOR (Em OFF)
Eu não acredito, não é possível...

Sinal da bateria da câmera aparece piscando em vermelho na tela (subjetivo) e a câmera desliga.

2. CASA DE VICTOR - INT. / DIA
O quarto é de madeira, como o restante da casa. Victor está deitado na cama. Teto,
parede, janela, cama, pés, chinelo, chão, banheiro, pia, mãos, torneira, água. Victor
lava as mãos, se olha no espelho e vê a imagem da própria câmera. Imagem se distorce com o efeito de rebobinar da fita até encontrar a cena em que procurava a tal garota na saída da escola. Imagem em câmera lenta chega até o momento em que surge a Vitória Domingues com a cabeça de filmadora DVD, cuja sigla aparece em destaque. Após Victor relembrar o que tinha acontecido, começa a gravar novamente e se volta para sua própria imagem no espelho. Ele vira um pouco de perfil e, com o auxílio de um segundo espelho, vê na lateral de sua cabeça a palavra VHS.

VICTOR (em OFF)
E agora, o que é que eu vou fazer... ela nunca vai me aceitar desse jeito. Preciso
fazer alguma coisa.

3. CASA DE VICTOR – INT. / DIA
(Escada) Victor desce os degraus apressado,
(PLANO FECHADO NOS PÉS)

VICTOR
Pai, pai, preciso falar com você...

4. CASA DE VICTOR – INT. / DIA
Sala de madeira, dividida em duas. Quadros, sofá, mesa, tapete, relógio cuco.

VICTOR PAI
Sim, meu filho, que que tá pegando?
Toque de um acorde no violão.
VICTOR
Tô com um problema, pai...
VICTOR PAI (em OFF)
Que problema, bixo?
VICTOR
É que eu me apaixonei por uma garota na escola.
VICTOR PAI
Mas isso não é um problema meu filho...
(pai deixa o violão em cima do sofá)...
Isso é uma brasa, mora?
VICTOR
É, pai, até seria, mas tem um probleminha nessa história.
Trilha de suspense, pai vê o filho e dá um efeito (câmera se aproxima e dá zoom out)
VICTOR PAI
(preocupado) Que problema?
VICTOR
É que ela é muito mais moderna do que eu, ela tem uma cabeça DVD e tem até Blue
Ray. Nós somos totalmente incompatíveis...
VICTOR PAI
(aliviado) Ah... isso não é assim um problema. Problema seria se você tivesse
se apaixonado por um tripé, aí sim seria um problema... um problemão, ENORME!
Você devia seguir o exemplo do pai, olha só como eu fazia na minha época:
Visor da câmera do pai rebobinando, stop,play, mostra ao filho:

4. PALCO DE UM SHOW – EXT. / NOITE
Victor pai pluga um cabo de seu violão em uma caixa amplificadora:

Voz feminina em OFF:
Isso, deixa isso aí mesmo, assim...

A imagem dá um problema e fica rebobinando e mostrando repetidamente a cena de plugar e desplugar e repetindo o som “assim, assim...” simulando sexo.

VICTOR PAI
(envergonhado) É, bem, acho que deu pau na fita, filho, pede pro seu avô te ajudar enquanto eu resolvo isso aqui...

5. CASA DO VICTOR – INT. / DIA
Victor olha ao redor da sala e vê o avô, em segundo plano, tentando fotografar um objeto, no momento em que ele dispara seu flash de pólvora e uma nuvem de fumaça se forma em cima de sua cabeça. Sua panorâmica pela sala continua até encontrar um folder, onde aparece escrito uma propaganda de uma empresa especializada em converter fitas VHS para DVD.

VICTOR (em OFF)
...hum, pode dar certo.

Ouve-se o Victor pai batendo em sua própria câmera, tentando consertar o defeito e
resmungado algumas palavras.

6. CIDADE – EXT. / DIA
Victor caminha pelo centro da cidade com o folder na mão, procurando pelo número da loja onde fazem a conversão.

VICTOR
É aqui!

Victor entra na loja.

7. LOJA – INT. / DIA
A loja vende artigos de foto e vídeo, álbuns, revelação e tem uma assistência técnica onde são feitos os consertos de equipamento.

VICTOR(inseguro)
Boa tarde, é, eu vi o seu folder e pensei se, talvez, você pudesse me ajudar com um
probleminha...
VENDEDOR
Quer fazer um upgrade, né?
VICTOR
É, mais ou menos isso... como você sabia?
VENDEDOR
Isso é muito comum hoje em dia. Tem gente que vem aqui toda semana. Um dia quer ser
um walkman, no outro um discman, e assim vai. Você não viu a última nos jornais?
VICTOR
Não, o que foi?
VENDEDOR
Uma mulher teve trigêmeos. Sabe o nome deles? MP3, MP4 e MP5. Dizem que o pai deles era paraguaio ou alguma coisa assim...
VICTOR
Nossa, impressionante. Bom, eu queria ver se você pode me ajudar.
VENDEDOR
Claro que sim, me acompanhe.

8. SALA DE MANUTENÇÃO – INT. / DIA
A sala tem uma bancada ao centro, que também é utilizada como maca. Nas paredes existem muitas ferramentas e peças de câmeras de vídeo e foto.

VENDEDOR
Entre, fique à vontade, pode se deitar ali.
Victor entra e deita na maca, enquanto o vendedor pega um cabo e liga na câmera de Victor.
VENDEDOR (sendo observado pelo Victor)
Pronto, agora relaxa que vai dar tudo certo.

Aparece o sinal de Stop na imagem e as informações da câmera, como data, horário,
sinal da bateria, etc. São 14:37 no relógio da
câmera.

9. SALA DE MANUTENÇÃO – INT. / NOITE
O branco estoura na tela quando a câmera de Victor se reinicia. Os gráficos de data, hora e bateria estão diferentes, a imagem do vendedor está mais nítida, com mais cores e contraste que antes. O som também melhora.

VICTOR
(Apreensivo) E aí... deu tudo certo? Que dia é hoje?
Vendedor se aproxima da câmera de Victor para fazer mais alguns ajustes.
VENDEDOR
Sim, sim, deu tudo certo. Foi tudo ótimo. Só precisamos regular mais uma
coisinha...

Relógio e data da tela são corrigidos para 19:54 do mesmo dia.

VICTOR
Ah... agora sim, obrigado. Tem um espelho por aí?
VENDEDOR
Sim, por ali.

10. LOJA – INT. / NOITE
(Banheiro) Victor entra, acende a luz, revela sua nova cabeça com DVD. O vendedor mostra o resultado com um espelho e Victor vê a lateral de sua cabeça. Zoom na etiqueta de DVD. Menu de vídeos na tela, seleção percorre alguns quadrados rapidamente até chegar na cena da escola. Ele seleciona a imagem que dá um replay.

11. PRAÇA – EXT. / DIA
Denise sai da multidão em câmera lenta e corre em direção a Victor, eles se abraçam e
giram...

VENDEDOR (em OFF)
Victor, Victor, está tudo bem?
Ouve-se o som de um scrap e Victor volta, sai do sonho...

12. LOJA – INT. / NOITE
VICTOR (banheiro)
Sim, sim, está tudo bem. Preciso ir, já está tarde.

Victor sai da loja e liga o Nightshot de sua câmera.

13. CASA DO VICTOR - INT. / DIA
Victor deitado em sua cama abre os olhos e vê o teto.
Começa a tocar I need a hero, de Bonnie Tyler. Ele se levanta, põe a calça, fecha o zíper, põe uma bateria na câmera (como se estivesse carregando uma arma), vai até o banheiro.

14. CASA DO VICTOR – INT. / DIA
(Banheiro) Mão, torneira, água, sabonete, toalha, espelho. Ele se olha, lente embaça,
limpa com pano e sai do banheiro.

15. CASA DO VICTOR – INT. / DIA
(Quarto) Victor passa correndo do quarto para a escada.

16. CASA DO VICTOR – INT. / DIA
Victor desce as escadas correndo.

17. CASA DO VICTOR – INT. / DIA
O pai e o avô de Victor estão à mesa e no lugar de Victor tem uma xícara de café e um
prato com um DVD Virgem embalado para presente e um cartão. Victor pega o DVD, lê o cartão: “Para meu grande filho, sua primeira mídia virgem. Com orgulho, Papai”.

VICTOR
Valeu pai, vou comer no caminho...

Victor Pai olha para o seu pai e dá risada.

18. RUA – EXT. / DIA
Victor sai correndo pela em direção ao seu colégio. Ouve-se um bip e aparece o relógio na tela. 7:21. Câmera no trilho acompanha chegada de Victor à praça da escola e dá uma visão geral da praça.

19. PRAÇA – EXT. / DIA
Garotas passam, as bonitas Victor Hugo grava e as feias, deleta. Ouve-se um bip. 7:27. Música de ação. Denise chega rodeada por amigos e paparazzi. Victor Hugo se atrapalha, corre, sobe em bancos para conseguir um bom ângulo de filmagem, até que se abre um espaço na multidão. A luz fica mais clara. Música romântica. O sol brilha atrás de Denise, provocando um flare na lente de Victor, ele dá um zoom, se aproxima e o reflexo do sol desaparece. A lente de Denise se aproxima da lente de Victor. Ouve-se o sinal da escola, interferência na imagem que congela na Denise em frente aos “olhos” de Victor. Aparece a palavra Pause na tela. O sinal da escola toca
novamente, nova interferência que se funde com o som de um despertador.

20. CASA DE VICTOR – INT. / DIA
Victor Hugo dos Santos Júnior acorda deitado em sua cama, com o sol batendo na cara: teto, parede, janela, cama, pés, chinelo, chão, banheiro, pia, mãos, torneira, água. Victor lava as mãos, suspira como se estivesse de ressaca, se olha no espelho e vê seu rosto.
Câmera subjetiva, olha para baixo, dá um zoom no ralo. FUSÃO para preto. Aparece a palavra STOP.

FIM

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Para quem quiser comprar o livro Jaraguá em Curtas - Roteiros Selecionados 2008, é só entrar em contato comigo pelo e-mail f4cdesign@gmail.com

Os outros roteiros selecionados são:

A QUATROCENTOS E QUINZE

deClaudionei Fernandes e Luciana de Aguiar

DO SEU LADO
de Jéssica Scütze, Eduardo A. Vieira, Eloisa Spengler Fodi, Felipe Schlichting e Nayara Brida Zandonai Schmauch

IN MEMORIAM

de Leone Silva

NO MEU APARTAMENTO OU NO SEU?

de Franco Giovanella

QUEM DECIDE É O BAR

de Alexandre Meldau

RETRATO DE UMA ANGÚSTIA ANALÓGICA

de Fernando de Almeida Cavalcanti

SALVE-SE QUEM PUDER

de Nelson Curica e Camila Gallo

Com excessão do roteiro "Retrato de uma angústia analógica", todos os outros estão em fase de produção e filmagens e serão lançados em DVD, provavelmente até o final do ano. Assim que tiver mais notícias sobre o assunto colocarei aqui.

Maiores informações sobre o projeto Jaraguá em Curtas pelo e-mail: jaraguaemcurtas@gmail.com

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