*Imagem do jornal O Correio do Povo - Edição do dia 31/10/2009
PROJETO JARAGUÁ EM CURTAS RESULTARÁ EM CINCO VÍDEOS, A SEREM EXIBIDOS NA SCAR, EM 2010
Um executivo em crise na carreira e que, por isso, procura um meio de tirar a própria vida. O problema é que ele quer ser doador de órgãos e precisa achar um jeito de se matar preservando seu corpo. Esse é o mote do curta-metragem “Salve-se quem Puder”. O filme faz parte do projeto “Jaraguá em Curtas”, que tem a intenção de incentivar a produção de vídeo e cinema na cidade.
A meta é do Grupo de Experimentação Cênica (GpoEx) da Scar e da Design Editora, que começaram a desenrolar a ideia em 2007, com a coordenação de Gilmar Moretti, do GpoEx, e de Carlos Schroeder, da Design Editora.
Com o plano na mão, a dupla conseguiu o apoio financeiro de R$ 10 mil do fundo municipal de cultura e juntou mais R$ 3 mil das mensalidades das oficinas. “A intenção é incentivar a produção local de baixo custo, mas com boa qualidade”, afirma Schroeder que participou de todas as etapas do processo e trouxe uma equipe de filmagem de São Paulo para a captação das imagens.
Para dar corpo ao trabalho e preparar os aspirantes a cineastas, ao longo de 2008 foram realizadas oficinas de roteiro, direção, produção e linguagem de cinema e vídeo. O resultado dessas aulas foram transformados em cinco curtas captados de 27 de outubro a 2 de novembro. Cerca de 50 pessoas, entre alunos das oficinas e equipe de gravação, participaram diretamente dos projetos dos cinco filmes de até seis minutos de duração cada.
Todos os trabalhos são em vídeo digital de alta qualidade e possibilitaram aos participantes a prática das funções de uma equipe de filmagem e gravação como direção, produção, fotografia, arte, edição e finalização. Ao todo, foram mais de 40 horas de estudos e atividades nas áreas de pré-produção, planejamento, captação e finalização.
O assistente de direção do “Salve-se quem puder”, Carlos Daniel Reichel, 25 anos, é publicitário, já tem um curta e participou de algumas produções em São Paulo. Ele acredita que a iniciativa na cidade é muito positiva e prepara ideias para outros filmes. “As captações estão sendo feitas aqui e com equipamento de São Paulo e é tudo profissional. Para mim, esse é um dos maiores méritos desse projeto”, acredita.
A intenção dos coordenadores é levar a ideia adiante. “Queremos fazer Jaraguá em Curtas em 2010 também, mas aí com mais experiência e dinheiro”, confia Schroeder. Os filmes serão exibidos no ano que vem, na Scar, em data a definir.
OS CURTAS
- “No meu Apto ou no seu”
- “Salve-se quem Puder”
- “A-415”
- “Quem Decide é o Bar”
- “Do seu lado”
Via [ClicRBS]
0 comentários:
Postar um comentário