Até pouco tempo atrás, as grandes grifes de moda só poderiam ser encontradas em grandes magazines internacionais e poucas lojas e boutiques de luxo no país. Suas campanhas se restringiam a uma ou duas revistas de moda, às passarelas e a algum canal de televisão especializado. Poucos eram os privilegiados que conseguiam ter acesso aos principais lançamentos e tendências.
Hoje a realidade é totalmente diferente. Existem muitas marcas posicionadas como grife, elas estão disponíveis em muitos lugares, como shoppings, redes de lojas populares, Internet, brechós de luxo e outros tantos. Os canais de comunicação aumentaram e se especializaram, o público se diversificou e ficou mais ativo. Está presente em tempo real e chega a participar da criação das coleções. Sua voz é ativa e ele não quer ficar apenas recebendo informações sobre o mercado e sobre tendências, ele quer fazer parte disso. Vivemos uma fase de co-criação, onde todos querem participar e as possibilidades são inúmeras. O problema é que, segundo Ana Puglia, mestre em comunicação e práticas de consumo pela ESPM, as marcas estão mais preocupadas com os canais e com a segmentação do público do que com a mensagem que ela quer passar, ou seja, sua preocupação maior é onde colocar suas campanhas, para quem direcionar, como atingir, como engajar, porém, não se preocupam com o próprio discurso e estão perdendo sua credibilidade. Precisam desenvolver um marketing com atitude:
Segundo Ana Puglia, para desenvolver um marketing de atitude, são necessários 3 passos:
Conexão: Para entender a relação das pessoas com o mundo, com o consumo, com as marcas, com a sua marca, com a marca de seus concorrentes, com elas próprias...
Análise: A quantidade de informação é gigantesca, e o acesso é praticamente igual para todos. o olhar que transforma informação em conhecimento tornou-se estratégico. A escuta do não-dito, do silêncio, insights...
Síntese: Como transformar os insights em valor?
Em um abreve análise de algumas marcas, percebe-se muita semelhança na linguagem, no conteúdo, na forma e no canal, o que torna todas iguais perante os consumidores. No exemplo acima, vemos um anúncio da Levi's e outro da Ellus. Se tirarmos as logos, qual seria a diferença? Como as marcas estas marcas estão se comunicando? Qual é o seu conteúdo, sua essência e sua personalidade?
As possibilidades de reflexões sobre o mundo da moda são inúmeras, assim como as de marketing, por isso, vamos refletir mais sobre o tema no blog. Continuem acompanhando...
Artigo inspirado na palestra de Ana Puglia sobre Marketing de moda no Brasil, na feira Prêt-à-Porter no Expocenter Norte em São Paulo/SP.
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